Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

Falando de outras coisas…

Há muito tempo escrevi no blog sobre a confusão um pouco pedestre sobre meio e mensagem no caso dos grafites e o governo Haddad.

Lendo como se organizou a discussão pública sobre o Festival de Cinema de PE – seu cancelamento, por conta do boicote de sete entre os participantes em resposta à programação de dois filmes de direita” – resisto com a mesma perplexidade.

Um documentario é um documentario, um filme é um filme. O documentário ser sobre Olavo de Carvalho não faz dele um “documentario conservador” assim como um filme sobre o Plano Real não é necessariamente um filme de direita (ahimè!).
cine-pe-2017.jpg
Em arte, ser conservador ou revolucionário diz respeito ao trato com a linguagem. Ser de direita ou de esquerda, diz respeito a valores. O primeiro destes elementos lida com forma, outro com metafísica – nem um nem outro fala sobre o filme ser bom ou mal.

Clint Eastwood e Terence Malick são conhecidos autores com valores de direita; um é conservador no trato da narrativa, outro mais ousado e experimental. Oliver Stone e Jean-Luc Godard são célebres diretores de esquerda – e nada mais conservador que a narrativa de “Platoon”.

Não vi “O Jardim das Aflições”, e hoje estréia “Real: O Plano por Trás da História”. Amigos que viram não gostaram. Na eventualidade de serem horríveis, o serão não pelo seu corte ideológico mas pelo roteiro, diálogos, enquadramento, construção de narrativas, etc.

Os sete diretores, boicotando o Festival de PE e dinamitando a oportunidade de um público especializado fazer seu próprio julgamento sobre os dois filmes, mostram bem que podem até vir a terem muitos filmes em seu catálogo, mas não entendem nada de arte.

E olhando de perto, nem entendem bem de política…

cine-pe-2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25 de maio de 2017 por em Uncategorized.

Navegação

Últimos tweets

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

maio 2017
S T Q Q S S D
« jan    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
%d blogueiros gostam disto: