Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

Falando de outras coisas…

Há muito tempo escrevi no blog sobre a confusão um pouco pedestre sobre meio e mensagem no caso dos grafites e o governo Haddad.

Lendo como se organizou a discussão pública sobre o Festival de Cinema de PE – seu cancelamento, por conta do boicote de sete entre os participantes em resposta à programação de dois filmes de direita” – resisto com a mesma perplexidade.

Um documentario é um documentario, um filme é um filme. O documentário ser sobre Olavo de Carvalho não faz dele um “documentario conservador” assim como um filme sobre o Plano Real não é necessariamente um filme de direita (ahimè!).
cine-pe-2017.jpg
Em arte, ser conservador ou revolucionário diz respeito ao trato com a linguagem. Ser de direita ou de esquerda, diz respeito a valores. O primeiro destes elementos lida com forma, outro com metafísica – nem um nem outro fala sobre o filme ser bom ou mal.

Clint Eastwood e Terence Malick são conhecidos autores com valores de direita; um é conservador no trato da narrativa, outro mais ousado e experimental. Oliver Stone e Jean-Luc Godard são célebres diretores de esquerda – e nada mais conservador que a narrativa de “Platoon”.

Não vi “O Jardim das Aflições”, e hoje estréia “Real: O Plano por Trás da História”. Amigos que viram não gostaram. Na eventualidade de serem horríveis, o serão não pelo seu corte ideológico mas pelo roteiro, diálogos, enquadramento, construção de narrativas, etc.

Os sete diretores, boicotando o Festival de PE e dinamitando a oportunidade de um público especializado fazer seu próprio julgamento sobre os dois filmes, mostram bem que podem até vir a terem muitos filmes em seu catálogo, mas não entendem nada de arte.

E olhando de perto, nem entendem bem de política…

cine-pe-2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25 de maio de 2017 por em Uncategorized.

Últimos tweets

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

maio 2017
S T Q Q S S D
« jan   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
%d blogueiros gostam disto: