Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

O sucesso da música clássica no mundo virtual

Com uma audiência de competições desportivas, o XV Concurso Internacional Tchaikovsky, transmitido pela Medici.Tv, foi um sucesso. Trata-se sem dúvida do mais importante marco do mercado da música clássica na internet este ano e, sem dúvida, um divisor de águas em um mercado que há algumas décadas via com certo ceticismo o impacto midiático das tradicionais competições internacionais de música.

Alcançando um público de nove milhões de pessoas em todo mundo, a cobertura, variada e competente, sem dúvida foi um diferencial: durante as três semanas do Concurso, foram produzidas mais de 200 horas de vídeo, com cinqüenta boletins, mais de quarenta entrevistas além dos concertos do Festival Tchaikovsky – além dos excelentes pequenos releases produzidos pelo nosso amigo, o jovem pianista John Blanch.

Mais uma vez, a lição que o gestor deveria levar para casa: raramente haverá decepção se o público clássico for alcançado de forma inovadora, sim, mas sobretudo inteligente e profissional. Subestimar a platéia com atalhos popularescos ou ações artísticas de alcance puramente promocionais é tratar mal um público qualificado, exigente e fiel que está disposto, mesmo diante desta quimera que é a internet, a responder de forma entusiástica. E com números impressionantes como esses nove milhões do XV Tchaikovsky Competition.

por Leandro Oliveira

Anúncios

Um comentário em “O sucesso da música clássica no mundo virtual

  1. Valmir
    24 de janeiro de 2017

    Show.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15 de julho de 2015 por em falando de música, gestão cultural, meio e mensagem e marcado , .

Últimos tweets

  • RT @alejwall: Mbappé nació en Bondy. Kanté nació en París. Pogba nació en Lagny-sur-Marne. Matuidi nació en Toulouse. Todos franceses. Umti…publicado em 2 days ago
  • RT @MonicaWaldvogel: O que nos redime da mediocridade cotidiana: a grande beleza, a arte produzida pelo casamento de Mann, Mahler e Viscont…publicado em 1 week ago

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

julho 2015
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
%d blogueiros gostam disto: