Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

Entre compositoras

Há duas semanas ouvimos na Sala São Paulo “The Seamstress”, o concerto para violino e orquestra de Anna Clyne. A obra foi recebida com inequívoco entusiasmo pela platéia – entusiasmo que evidentemente não se devia apenas a competência da Jeniffer Koh, a solista da ocasião, mas também ao impacto da obra. Pareceu estarmos diante, senão de um blockbuster, certamente de algo que entregava o que prometia, aquilo que o público dos clássicos tão ardorosamente anseia: boa música.

Anna não está sozinha entre os grandes nomes de compositoras de nossos dias. Há alguns anos tivemos a presença de Lera Auerbach, a pianista, poeta e compositora premiada de quem ouvimos a monumental “Sinfonia nº 2 – Réquiem para um Poeta”, para coro e orquestra, e “Post Silentium”, co-encomenda com a orquestra da Staatskapelle de Dresden. Em 2009, a vez foi de Sofia Gubaidulina, a decana da música de nosso tempo, de quem ouvimos “Two Paths” (de 1998) e “Stimmen… Verstummen…” (de 1986).

Além delas, apenas na Osesp já tivemos a Jocy de Oliveira e Clarice Assad. E se, há pouco, Alex Ross descobriu a explorações de nossa Tatiana Catanzaro, nada impede que em breve contemos por nossas paragens com a música estranha de Hildegard Westerkamp, a poética cheia de imagens de Unsuk Chin, ou os arroubos performáticos de Paola Prestini (no vídeo abaixo)… mundos heterodoxos de alguns entre os tantos nomes que estão mudando não apenas o panorama sonoro da nossa música clássica mas o anacrônico peso relativamente pequeno da participação feminina na sua atividade criativa.

por Leandro Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimos tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

julho 2015
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
%d blogueiros gostam disto: