Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

Entre compositoras

Há duas semanas ouvimos na Sala São Paulo “The Seamstress”, o concerto para violino e orquestra de Anna Clyne. A obra foi recebida com inequívoco entusiasmo pela platéia – entusiasmo que evidentemente não se devia apenas a competência da Jeniffer Koh, a solista da ocasião, mas também ao impacto da obra. Pareceu estarmos diante, senão de um blockbuster, certamente de algo que entregava o que prometia, aquilo que o público dos clássicos tão ardorosamente anseia: boa música.

Anna não está sozinha entre os grandes nomes de compositoras de nossos dias. Há alguns anos tivemos a presença de Lera Auerbach, a pianista, poeta e compositora premiada de quem ouvimos a monumental “Sinfonia nº 2 – Réquiem para um Poeta”, para coro e orquestra, e “Post Silentium”, co-encomenda com a orquestra da Staatskapelle de Dresden. Em 2009, a vez foi de Sofia Gubaidulina, a decana da música de nosso tempo, de quem ouvimos “Two Paths” (de 1998) e “Stimmen… Verstummen…” (de 1986).

Além delas, apenas na Osesp já tivemos a Jocy de Oliveira e Clarice Assad. E se, há pouco, Alex Ross descobriu a explorações de nossa Tatiana Catanzaro, nada impede que em breve contemos por nossas paragens com a música estranha de Hildegard Westerkamp, a poética cheia de imagens de Unsuk Chin, ou os arroubos performáticos de Paola Prestini (no vídeo abaixo)… mundos heterodoxos de alguns entre os tantos nomes que estão mudando não apenas o panorama sonoro da nossa música clássica mas o anacrônico peso relativamente pequeno da participação feminina na sua atividade criativa.

por Leandro Oliveira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimos tweets

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

julho 2015
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Siga Leandro Oliveira no Facebook

%d blogueiros gostam disto: