Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

Obituário – Dominique Jameux

Um dos grandes nomes da divulgação séria da música clássica na França, faleceu recentemente o musicólogo Dominique Jameux. Jameux marcou algumas gerações de ouvintes e amantes de música clássica como a voz ativa das rádios francesas e um escritor prolífico e apaixonado de autores do século XX. Entre seus grandes livros, “Richard Strauss”, “Alban Berg” (ambos da extraordinária coleção “Solfèges” da Seuil) e Ecole de Vienne (Fayard). Recentemente lançou “Chopin, ou la fureur de soi” (Buchet-Chastel, 2014), que infelizmente ainda não pude adquirir. Em 1991, Jameux foi o autor de uma biografia de Pierre Boulez – talvez seguindo o caminho natural de um estudioso da segunda Escola de Viena. Que o aluno de Aldo Ciccolini terminasse a vida pensando em Chopin, não deixa de ser uma forma de alívio pessoal…

A marca inequívoca de seu texto – além do domínio inequívoco dos problemas musicais envolvidos – é o fascínio absoluto pelo tema que aborda. Os livros de Jameux são não apenas documentos importantes para a pesquisa e juízo de diversos entre os grandes do século XX, mas pequenas lições de como a musicologia pode ser técnica e rigorosa sem perder de vista um amplo público, sua vocação pedagógica para aperfeiçoamento de novas platéias, aquelas de iniciados não necessariamente profissionais.

Seu poder de comunicador era inequívoco. Dominique Jameux adorava escrever mas preferia falar de música. Resumia sua atividade profissional radiofônica com o mote Scripta volent, Verba manent: os escritos se perdem, a palavra fica. Com Jameux a referência era meramente um slogan: quaisquer que fossem os termos em que se comunicava, com Jameux o interlocutor tinha certeza de encontrar um homem cuja mente e mensagem eram brilhantes.

Dominique Jameux faleceu no último dia 02 de Julho, aos 76 anos, de câncer no pâncreas. Segue sem qualquer perspectiva de tradução no Brasil.

por Leandro Oliveira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 9 de julho de 2015 por em falando de música, Obituário e marcado , , , .

Últimos tweets

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

julho 2015
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Siga Leandro Oliveira no Facebook

%d blogueiros gostam disto: