Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

A “Razão Áurea” de cada dia

Todos amantes de artes ouvimos, ou ouviremos um dia, falar sobre a dita “Razão Áurea” (ou “Proporção Áurea”, ou “Seção Áurea”). Trata-se de uma medida especial encontrada em alguns elementos geométricos como o retângulo abaixo…

220px-SimilarGoldenRectangles.svg

… onde se observa que dentro de si há um quadrado e um retângulo cujas proporções mantém uma relação específica com o todo. Essa relação específica é traduzida por um número irracional – o “Fi”, do grande escultor grego Fídias (490 – 430 ac) que teria utilizado tal proporção em muitas de suas obras.

O que tanto fascina na Razão Áurea é que pode ser observada em diversas estruturas naturais, como a da disposição das sementes de uma maçã, a posição das pétalas de uma rosa, ou nas estruturas espirais das conchas de muitos moluscos.

images

Unknown

Em sendo uma “lógica natural”, é possível argumentar que trate ainda de uma lógica intuitiva. Para argumentar que sim, há a contraprova da foto jornalística de uma discussão no Parlamento ucraniano. Afinal, o enquadramento não foi planejado – por força das circunstâncias -, mas certamente o autor (um anônimo da AP/Getty photographer) pôde intuir a composição a partir do mais clássicos dos modelos. Basta observar a maravilha da primeira foto seguidas de montagem que tomou a web recentemente:

apgetty1

apgetty2

Ou essa…

1407463055-0

…que sugere ao limite seu emolduramento – condizente com um Raffaello. Claro, no caso das fotos, além da composição soma-se a luz e o movimento – puro Renascimento! – e pronto: daquele limão se faz uma limonada.

Se quisermos ser irônicos, podemos até dizer que é possível perceber a qualidade dos políticos no Brasil quando nos damos conta que mesmo se posassem, jamais encontrariam um enquadramento dessa sofisticação…

por Leandro Oliveira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 12 de fevereiro de 2015 por em artes plásticas, ciência, Explorações e marcado , , .

Últimos tweets

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

fevereiro 2015
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Siga Leandro Oliveira no Facebook

%d blogueiros gostam disto: