Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

As obviedades quanto ao massacre

Como antevisto no dia do massacre, a cobertura do atentado ao Charlie Hebdo seguiu as mesmas óbvias duas linhas abjetas de raciocínio: a diluição da culpa entre todas as religiões e a culpabilização das vítimas, seja por falta de prudência ou mesmo a pertinência do terrorismo como modalidade de “reivindicação”.

Muitos comentaristas que considero sérios (aqui ou aqui, por exemplo) não deixaram de noticiar o nível de indigência de nossos intelectuais que o leitor de Ocidentalismo.com já sabia de antemão: afinal, se algo não causaria surpresa no ambiente absolutamente extraordinário do massacre parisiense seria a cobertura da grande mídia, no Brasil e no mundo.

Mas preciso ser sincero: será sempre especioso ver, não acadêmicos ou “especialistas” mas os próprios jornalistas, aqueles que de fato veem arrombadas as suas portas com o evento desta semana, os jornalistas, eu dizia, comportarem-se com a pusilanimidade eloqüente que mantiveram frente aos relativismos de seus entrevistados. Como bem resumiu o editor Carlos Andreazza da Record em seu Facebook:

O que mais me impressiona na cobertura televisiva brasileira sobre o atentado terrorista em Paris não é o que dizem esses convidados professores especialistas bárbaros – mas que nenhum apresentador ou jornalista presente reaja e refute, com firmeza, as barbaridades. É uma covardia generalizada. Uma imoralidade sem fundo do poço. Na melhor das hipóteses, bunda-molice. Na pior, delinquência intelectual. Constantemente, a incompetência. Nós aqui socando a TV, quicando por que alguém se lembre – que esboce a lembrança – de que os culpados não são as vítimas, em busca de alguém que nos represente, que defenda os valores que fundamentam a própria existência do jornalismo – e nada.

por Leandro Oliveira

Um comentário em “As obviedades quanto ao massacre

  1. Pingback: Uma “quase novidade” sobre o massacre | Ocidentalismo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 8 de janeiro de 2015 por em cultura e ética, ESPECIAL, Explorações, meio e mensagem e marcado , .

Últimos tweets

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

janeiro 2015
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Siga Leandro Oliveira no Facebook

%d blogueiros gostam disto: