Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

Observatório Ocidentalismo – 06/01/2015

Nenhuma de nossas políticas públicas tem um critério justo para identificar o que em cultura deve ou não ser subsidiado. Ficamos entre a geléia geral (tudo pode) e o exclusivismo tolo (só pode o que é ruim). E há variantes ainda mais interessantes, como mostra Álvaro Pereira Junior

Improdutivos, irascíveis, fora de controle, na contramão do “mercado”, os Racionais construíram uma base de fãs no mundo real. Seus shows lotam de gente que pagou ingresso para valer, sem preço subsidiado. Tenho dúvida se a cena da “nova MPB” da qual Criolo faz parte existe nesse mundo de verdade. Onde ela vive, aí sim, é nas páginas de jornais e revistas, nos blogs de “jornalistas” e “críticos” amigos e nas unidades do Sesc espalhadas pelo Brasil. Mas fazer sucesso no Sesc é fazer sucesso de verdade?

Artigo completo aqui.

****

Quanta coisa ininteligível por aí… O professor Rodrigo Gurgel acerta na mosca, um problema que é da literatura, mas também da produção acadêmica, da música clássica, dos diretores de teatro e cinema. E onde está “editora” podemos ler “banca examinadora”, “curadores”, etc…

Muitos escritores — e parcela da crítica — enaltecem, no Brasil, a literatura que se limita a fazer acrobacias ou malabarismos lingüísticos. Contudo, ao valorizar de forma extrema esses experimentos vanguardistas, quase sempre inócuos, o escritor transforma seu texto numa peça ilegível, que serve apenas para agradar a meia dúzia de supostos iluminados.

Artigo completo aqui.

****
E imagina com Aldo Rebelo!

O Brasil publicou 670 artigos em revistas de grande prestígio, enquanto no mesmo período o Chile publicou 717, nessas mesmas revistas. O dado profundamente inquietante é que enquanto o Brasil despendeu em ciência US$ 30 bilhões, o Chile gastou apenas US$ 2 bilhões. Quer dizer, o Chile, que aliás não está entre os primeiros em eficiência no mundo científico, é 15 vezes mais eficiente que o Brasil.

Artigo completo aqui

por Leandro Oliveira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimos tweets

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

janeiro 2015
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Siga Leandro Oliveira no Facebook

%d blogueiros gostam disto: