Ocidentalismo

por Leandro Oliveira

Reaprendendo a pensar

Há tempos declarei guerra santa – Jihad! – à ignorância. À ignorância em geral, mas também e sobretudo à minha própria, com a qual nasci e contra a qual luto por toda a vida. Pois se as bestas nascem e desde o primeiro dia gato é gato, cão é cão, cavalo é cavalo, os homens, ao contrário, nascem mas não são ainda homens. Devem tornar-se homens. E para isso, precisam de aprendizado e educação, dos conhecimentos acumulados e transmitidos pelas gerações passadas. Em poucas palavras, de cultura e tradição. Sem ambas poderemos ser “homo”, mas seguramente jamais “sapiens”.

Ocidentalismo.com é uma revista digital sobre cultura e idéias, artes e ciência, filosofia e comportamento. Questões atuais, sejam elas locais, nacionais ou internacionais, são apresentadas à luz da grande tradição da cultura ocidental, trazendo parâmetros para a discussão de problemas reais do dia-a-dia de cada um de nós. Por isso, Ocidentalismo.com é atualizado diariamente, de segunda a sexta-feira em formatos variados como reportagens, ensaios pessoais, crítica, memórias, textos ficcionais ou registros de viagem.

Acreditamos que a reflexão criteriosa exposta de forma clara é o que une de fato uma publicação à seus leitores – e isso independe de idade, gênero, nível educacional e salário. Depende apenas da vontade de compartilhar de modo sincero a curiosidade intelectual. Ocidentalismo.org é uma revista independente escrita para pessoas que curtem ler e pensar sobre aquilo que lêem.

Uma publicação cultural é, de fato, uma empreitada sofisticada que, por mais leitores que tenha, terá sua qualidade medida, sempre, pela qualidade de seu pior leitor. É dividir o prazer e a angústia de ler Homero ou Dante, Brodsky ou Geoffrey Hill; de ouvir Bach ou Arvo Pärt e seguir as curvas da dança de uma Pina Bausch. É reter em nossas mentes e corações os grandes – os terríveis, no sentido que os gregos dão ao termo – momentos da empreitada humana.

Eis uma empreitada que seleciona – autores, temas e leitores. Isso quero com Ocidentalismo.com . À luta pois, contra o obscurantismo de nossos difíceis tempos! (Nem tão difíceis…)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 18 de fevereiro de 2013 por em EDITORIAL.

Últimos tweets

No ocidentalismo não salvamos almas. Alimentamos os peixes para passar as horas…

Agenda de posts

fevereiro 2013
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Siga Leandro Oliveira no Facebook

%d blogueiros gostam disto: